Guarulhos/SP. A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu em ações distintas nesta quarta-feira (17/4) um angolano tentando embarcar em voo para a França. Ele apresentou passaporte de terceiro. Foi presa ainda uma mulher com droga dentro de cápsulas, que foram engolidas.
Um passageiro, que dizia ser brasileiro, foi detido no momento em que realizava os procedimentos migratórios, em razão da incompatibilidade entre ele e a foto do documento de viagem, pertencente a uma pessoa com nacionalidades angolana e brasileira. Entre seus documentos havia passagem aérea para a França em nome de uma terceira pessoa, de nacionalidade angolana, que solicitou refúgio no país.
Por meio do sistema de análise de digitais, o passageiro foi identificado como um cidadão de Angola, que ingressou no país em 2015 e é possuidor de RNM (Registro Nacional de Migrante). Em razão da suspeita de que o homem pudesse estar com droga em seu aparelho digestivo, ele foi encaminhado ao hospital público para exames.
Em outra ação, ocorrida na fiscalização de passageiros que embarcariam para o mesmo destino, uma brasileira foi presa com cápsulas, contendo cocaína, que estavam inseridas em seu corpo. A mulher admitiu ter engolido outra quantidade e, em razão do risco de morte, foi encaminhada ao hospital público para que possa expelir a droga com segurança.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo Tel: (11) 2445-2212