A Polícia Rodoviária Federal (PRF), promoveu um encontro, sexta-feira (22), na Superintendência da PRF no Rio de Janeiro entre policiais do Grupo de Educação para o trânsito (GETRAN-RJ), professores, monitores e jovens integrantes do Centro de Treinamento Bombeiro-Mirim de São Gonçalo-RJ. O evento teve como objetivo a realização de atividades lúdicas de cunho educacional, direcionadas à conscientização de todos os envolvidos no trânsito, a fim de estimular a segurança viária.
Na ação, foram ministradas palestras com foco na demonstração da vulnerabilidade e da responsabilidade das pessoas inseridas na mobilidade viária, destacando-se as práticas corretas no contexto do trânsito, afim de conduzirem os alunos à reflexão do tema e assim, se se tornarem agentes transformadores na construção de uma sociedade melhor, replicando o conhecimento adquirido nos ambientes em que vivem.
Dentre os temas abordados, foram mencionados os principais riscos de acidentes, tais como: avançar sinal vermelho do semáforo, ultrapassar em local proibido, usar o celular ao dirigir, transitar em velocidade excessiva e também a importância do cinto de segurança e o uso do capacete para os ocupantes de motocicletas. Esses tópicos foram detalhados e explicados, ressaltando como pequenas mudanças nas atitudes podem impactar significativamente no trânsito, tornando-o mais seguro e salvando vidas.
Os jovens puderam conhecer as viaturas operacionais e o helicóptero da PRF, bem como puderam interagir com os agentes caninos, conhecendo o conjunto das técnicas relacionadas ao treinamento de cães farejadores (Cinotecnia Policial).
Ensinar pessoas desde cedo sobre as regras de trânsito é um investimento social que promove o respeito mútuo e transforma os comportamentos irresponsáveis.