Na tarde da última sexta-feira (13), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a uma ocorrência no posto de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), na divisa com Rondônia. Um homem tentava sair do Acre apresentando documentos falsos para o transporte de madeira em outro caminhão, se passando por terceiros.
Por volta das 14h, o caminhoneiro apresentou ao servidor da SEFAZ uma cópia da carteira de habilitação de outra pessoa, que não estava no local, além de documentos de um caminhão que também não foi localizado. Ele portava ainda vários documentos fiscais e dois Documentos de Origem Florestal (DOFs), que autorizavam o transporte de cerca de 35 metros cúbicos de diversos tipos de madeira com a intenção de “esquentar” a carga. No entanto, o compartimento de carga de seu caminhão estava vazio. Suspeitando da fraude, o servidor da SEFAZ acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que solicitou o apoio da PRF.
Os agentes da PRF deslocaram cerca de 100 km até o posto de fiscalização e confirmaram as fraudes ambiental e tributária. O homem, de 35 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Acrelândia.
O caminhão foi apreendido e ficará à disposição da autoridade judiciária. O IBAMA foi informado da situação e suspendeu imediatamente os DOFs envolvidos. O detido poderá responder por diversos crimes, incluindo uso de documento falso, falsidade ideológica e associação criminosa, devido à participação de três ou mais pessoas no esquema.