Crianças que estão em tratamento contra o câncer participaram de um dia especial na terça-feira (19), na sede do Grupo de Ajuda à Criança com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), em Santo Amaro, na Zona Norte do Recife.
Elas tiveram a experiência de se tornar policiais rodoviárias federais (PRFs) por um dia e vivenciaram diversas atividades que contribuem para a cura da doença.
O evento marca mais um ano do projeto Policiais contra o Câncer Infantil, que desde 2016 busca contribuir com o trabalho desenvolvido pelo GAC e chamar a atenção para a identificação precoce da doença.
As crianças participaram de brincadeiras, assistiram a apresentações dos cães farejadores, conheceram de perto as viaturas, tiraram fotos com super-heróis e receberam brinquedos arrecadados em uma campanha solidária.
“A parceira da PRF com o GAC já tem oito anos, então a finalidade é trazer para as crianças um dia de felicidade, um dia diferente do tratamento, além de mostrar à sociedade a importância do tratamento delas e do apoio ao GAC. A ação busca humanizar o policial e mostrar às crianças que o policial é um ser humano, e não um super-herói”, destacou o superintendente da PRF-PE, Alexandre Rodrigues da Silva.
Os policiais também rasparam o cabelo com a ajuda das crianças, como um gesto de solidariedade aos pacientes. A ação aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, lembrado na data de 23 de novembro.
“Essa mobilização da alegria, ela reverte isso para que você possa ter uma sobrevida melhor, mas a finalidade maior pra nós é essa união que temos com a Polícia Rodoviária Federal, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, ressaltou a presidente do GAC-PE, Vera Morais.
A iniciativa contou com o apoio do Depatran, Lei Seca, DETRAN, DER, Corpo de Bombeiros, Sest-Senat, Ceasa, HOG, Mulheres na Estrada, Coordenação Estadual de Prevenção de Acidentes com Motos, Jeep Willys Recife, Confraria da Barba e Dafonte Pneus.
Fotos: Vinicius Amorim
Value extracted