Em homenagem ao mês de aniversário da “Lei Seca”, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no último domingo, dia 30 de junho, mais uma edição do “Comando Nacional de Alcoolemia” com o objetivo de ampliar a fiscalização e proporcionar a conscientização da sociedade sobre a perigosa combinação de álcool e direção.
No Ceará, todas as unidades operacionais da PRF receberam reforço de efetivo para compor equipes que participaram do comando temático. Ao todo, foram executadas 30 blitze em locais e horários mapeados como mais críticos de acidentalidade, 745 testes de etilômetro foram realizados e 9 autos de infração lavrados.
A ingestão de álcool por parte do condutor foi a sexta principal causa de acidentes registrados nas rodovias federais do Ceará. No primeiro semestre do ano, 43 acidentes foram ocasionados por condutores sob efeito de álcool, destes, 16 foram considerados graves e deixaram 34 feridos e 4 mortos.
A ação do último domingo é mais um exemplo da atuação da PRF na busca pela redução desses índices, além da fiscalização cotidiana, também são realizadas ações específicas direcionadas à temática, incluindo ações educativas. Para o PRF Anthony Lima, a discussão precisa ser ampliada na sociedade, “É importante que se entenda que a combinação de álcool e direção deve ser evitada não apenas por causa da multa ou do crime, é uma questão de preservação da vida, porque ela é responsável por muitas mortes nas nossas estradas”, pontuou o superintendente da PRF no Ceará.
Lei Seca: No dia 19 de junho de 2024, a Lei nº: 11.705, completou 16 anos. Ela ficou conhecida como “Lei Seca” por trazer mais rigor na fiscalização de alcoolemia, a exemplo do fim da tolerância para a configuração da infração de trânsito de dirigir sob efeito de álcool.
A legislação mais rigorosa é vista como uma importante ferramenta para a redução de acidentes ocasionados pela ingestão de álcool por parte dos condutores.