Nesta sexta-feira (21), Adriana Mancilha Pivato tomou posse como a nova superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Distrito Federal. A cerimônia, realizada na Sede da PRF no Setor Policial Sul, marcou um momento histórico: Pivato é a primeira mulher a ocupar o cargo na superintendência local.
A posse contou com a presença de diversos servidores, do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, e do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos, entre outras autoridades do Distrito Federal e de Goiás.
Em seu discurso, Pivato destacou a importância de ser a primeira mulher a liderar a PRF no DF, ressaltando que esse é um marco para abrir novas perspectivas para outras mulheres na instituição. “Assumir esse cargo é mais que uma honra, é um desafio. Estou ciente dos obstáculos que enfrentaremos, das responsabilidades que carregamos e das expectativas que recaem sobre nossos ombros”, afirmou.
A nova superintendente fez questão de reconhecer a história de sucesso da superintendência do DF. “Acredito que devemos gerir pensando no presente, projetando o futuro, mas reconhecendo o passado e a história construída. A Superintendência da PRF no DF tem uma trajetória de grandes gestões que deixaram seu legado. Agradeço aos ex-superintendentes aqui presentes”, disse Pivato.
Compromisso com a Igualdade de Gênero
Em seu discurso, Pivato enfatizou a importância da presença feminina na gestão da PRF. “Diretor, sua postura compassiva e atenta reflete não apenas o compromisso com a igualdade de gênero, mas também o reconhecimento genuíno da importância das mulheres na nossa instituição. Ser a primeira mulher a ocupar essa posição no DF é um marco significativo”.
O diretor-geral, Antônio Fernando Souza Oliveira, também destacou o orgulho de ter mais uma mulher na equipe. “Adriana Pivato exemplifica excelência, determinação e pioneirismo. Sua liderança na PRF reforça nosso compromisso com a equidade de gênero”, afirmou.
Mensagem ao Efetivo
Pivato relembrou o dia em que se apresentou ao efetivo do DF. “Quando me apresentei disse que fui atleta por muito tempo e, na vida de competições, aprendi que nunca podemos prometer uma medalha, mas eu sempre me comprometi em lutar com todas as minhas forças por esse objetivo”, destacou.
Ela assegurou que se dedicará a entregar um serviço de excelência para a população do DF e Entorno. “Prometo lutar com todas as minhas forças por esse objetivo. Não medirei esforços para que juntos possamos prestar o melhor serviço possível para a sociedade, lembrando sempre que por trás desse uniforme existem homens e mulheres reais. Confio e respeito cada membro desta equipe. Juntos somos mais fortes, resilientes e capazes de alcançar nossos objetivos comuns”, concluiu.