Primeiros socorros são tema de preparação dos árbitros para 2024
Créditos: Joilson Marconne/CBF
Na preparação dos árbitros para a temporada 2024, promovida pela Comissão de Arbitragem da CBF, primeiros socorros foram um dos temas abordados para os 54 árbitros participantes nesta terça-feira (2). A apresentação foi liderada por quatro instrutores do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
O objetivo da aula foi capacitar a equipe de arbitragem a atuar em casos de necessidade emergencial a qualquer pessoa presente em uma partida de futebol, como por exemplo torcedores, membros da comissão técnica dos times, jogadores e os próprios árbitros e assistentes. Eles mostraram vídeos de manobras executadas por árbitros e civis e reforçaram a importância da ação imediata para a sobrevida de uma pessoa.
“É uma iniciativa da Comissão de Arbitragem em apoio ao trabalho da Comissão Médica também. É óbvio que o médico é a prioridade no tratamento em casos emergenciais, mas a gente sabe que qualquer pessoa pode salvar uma vida, desde que esteja preparada”, disse Wilson Seneme.
Árbitros assistem à palestra sobre primeiros socorros
Créditos: Joilson Marconne/CBF
“Uma pessoa capacitada em primeiros socorros pode ajudar na vida particular também. Ela passa a ser uma pessoa potencial em ajudar alguém que possa ser vítima e necessitar de primeiros socorros. Dentro do campo de jogo, o árbitro estará preparado não só para ser um árbitro de regras de jogo, mas um árbitro que possa proteger o futebol de uma maneira geral e cumprir com seu papel no campo de jogo”, acrescentou.
Os instrutores enumeraram situações que necessitam de cuidados urgentes: paradas cardiorrespiratórias, desmaios, traumas e obstrução de via aérea por corpo estranho.
“São procedimentos de saúde que o profissional que está dentro de campo pode executar com eficiência, salvando uma vida com um procedimento. A importância é que toda a população precisa saber, ainda mais aqueles que estão na sua atividade profissional. Primeiro socorros salvam vidas”, disse Luiz Fernandes.
Na próxima semana, a mesma palestra será passada à segunda turma do curso Rap-FIFA, que também conta com 54 árbitros convidados.
Terceiro sargento Luiz Fernandes durante a palestra sobre primeiros socorros
Créditos: Joilson Marconne/CBF