O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou na madrugada desta sexta-feira (3) a Seleção Brasileira Feminina Sub-20 pela conquista inédita do decacampeonato do Sul-Americano da categoria. Com gols de Milena e Carol, o time comandado por Rosana Augusto venceu a Venezuela por 2 a 0, em Guayaquil, e garantiu o título da competição. O Brasil venceu todas as dez edições da competição.
“Parabenizo todas as atletas e integrantes da comissão técnica pela campanha histórica. Quero cumprimentar cada um componente da delegação pela competência e trabalho primoroso realizado no Equador, que culminou com o decampeonato nesta madrugada, uma façanha incrível para o futebol feminino brasileiro”, comemorou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“Äs nossas atletas foram verdadeiras guerreiras. Elas colocaram os seus nomes na história do futebol feminino ao conquistar o décimo título do Sul-Americano e manterem a hegemonia do futebol feminino brasileiro no nosso continente”, acrescentou Ednaldo Rodrigues.
Além do título, o Brasil foi o primeiro país a carimbar o passaporte para a Copa do Mundo. A Seleção obteve a vaga na terceira rodada do hexagonal ao vencer a Colômbia, por 1 a 0, na segunda-feira (29). O Mundial será disputado a partir de agosto. O Sul-Americano classifica quatro equipes para a Copa. Por ser anfitriã, a Colômbia já está garantida no torneio.
“Essa façanha no Equador nos deixa ainda mais empolgados para a disputa do Mundial. A CBF fará de tudo para ofecerer a melhor preparação possível para a delegação disputar a Copa do Mundo da Colômbia”, disse o presidente da CBF.
03/05/2023 – Brasil x Venezuela – Sul-Americano Sub-20
Créditos: Fabio Souza/CBF
O título do Sul-Americano foi o primeiro da técnico Rosana Augusto no comando da Seleção Brasileira. Ele foi contratada pela CBF em setembro para comandar a Seleção Sub-20.
“Gostaria de fazer uma saudação especial para a Rosana Augusto e para o Romeu de Castro, assessor da presidência para o futebol feminino, pela dedicação e profissionalismo ao longo destes meses de trabalho. Os dois foram peças fundamentais para o sucesso da nossa Seleção”, disse o comandante da CBF.
“A Rosana mostrou ser uma treinadora moderna e versátil na competição e está conduzindo a Seleção com execelência no Sul-Americano do Equador”, completou Ednaldo Rodrigues.
Rosana Augusto é um dos maiores nomes do futebol feminino brasileiro. Ela defendeu a Seleção Brasileira durante 18 anos. Entre seus títulos mais relevantes com a Canarinho estão as medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008), dois ouros no Pan-Americano (2003 e 2007), dois títulos do Sul-Americano (2003 e 2010) e o vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007, na China.
Treinadora desde 2020, Rosana já passou pelo Athletico-PR, onde foi campeã do Campeonato Paranaense 2020, e pelo Red Bull Bragantino. Lá, ela venceu o Brasileirão Feminino A2 2023 e garantiu o acesso para a Série A1.
No domingo (5), a Seleção vai encerrar a participação no Sul-Americano. O Brasil enfrenta o Peru. O horário ainda será definido.