A primeira turma da pré-temporada de árbitros das Sérias A e B do Campeonato Brasileiro chegou ao final nesta sexta-feira (5). Durante toda a semana, 54 árbitros e assistentes das cinco regiões do país ficaram sob os cuidados dos instrutores da Comissão de Arbitragem da CBF. Eles realizaram treinamentos no campo e no VAR, além de participarem de palestras e estudos técnicos. A segunda turma dará início aos trabalhos da pré-temporada de 2024 a partir da próxima segunda-feira (8).
O evento de encerramento contou com a participação do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, que deu início à cerimônia com a exibição de um vídeo destacando as atividades realizadas ao longo da semana pelos árbitros, assistentes e instrutores.
“Agradeço a oportunidade de estar aqui, de trabalhar com os árbitros, sempre com o apoio do presidente Ednaldo Rodrigues, que é fundamental para esse trabalho da arbitragem. Quando termina um curso desse, eu avalio a sensação do ambiente e é uma sensação extremamente positiva. Acredito que a missão foi cumprida, a gente espera realmente que eles saiam por aquela porta e coloquem no campo de jogo, em prática, tudo que receberam aqui. Um futebol mais dinâmico, mais bonito, mais fluido e mais disciplinado”, avaliou Seneme.
Fechamento da primeira turma do curso FIFA-RAP ELITE 2024
Créditos: Joilson Marconne – CBF
Após as palavras iniciais, a equipe técnica da Comissão de Arbitragem discursou aos participantes sobre o Curso FIFA-RAP (Curso FIFA de Formação de Árbitros e Assistentes de Primeira Categoria), ressaltando sua importância para a formação e especialização desses profissionais.
O ponto alto do evento foi a entrega dos certificados de conclusão do curso. Os diplomas foram entregues pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, pelo Instrutor Técnico FIFA, Dário Ubriaco, e pelo Instrutor Físico FIFA, Cristian Rosen. A entrega dos diplomas também contou com a participação do Gerente Geral do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), Alício Pena Júnior, o Gerente Técnico VAR, Péricles Bassols, e o Gerente Técnico de Arbitragem, Giuliano Bozzano.
“A gente se fortaleceu muito aqui nesta semana. Vimos diversos conceitos, o futebol vem evoluindo muito e a arbitragem precisa evoluir junto. Então movimentos como esse, dias como esses que passamos aqui são de extrema importância dentro do nosso crescimento”, disse a assistente Maíra Moreira (RS).
Fechamento da primeira turma do curso FIFA-RAP ELITE 2024
Créditos: Joilson Marconne – CBF
O árbitro João Vitor Gobi (SP) elogiou a iniciativa da CBF. “É muito gratificante vivenciar toda essa estrutura que a CBF montou pra gente. É quando temos a oportunidade de vivenciar uma sala de aula, vídeo a vídeo, estudar conceitos, concretizar aquilo que a gente quer colocar em prática nos jogos do brasileiro esse ano. Isso é muito bom, nos enriquece na parte teórica, nos enriquece na prática. E a gente começa a mentalizar os conceitos e colocar em prática com uma maior clareza e autoconfiança”, disse João Vitor Gobi.
Fechamento da primeira turma do curso FIFA-RAP ELITE 2024
Créditos: Joilson Marconne – CBF