No último dia 27/04, o futebol cearense conheceu o mais novo campeão do Campeonato Cearense Série B. Por 3 a 0, o Tirol derrotou o Cariri e sagrou-se campeão da Segunda Divisão estadual em uma final inédita. E uma das pessoas que fez parte deste trabalho vitorioso é Glória Lima Freire, 24 anos, única supervisora mulher do futebol cearense.
Sua paixão pelo futebol vem de berço por influência de seu pai, que sempre a levou para o estádio e cultivou todas as emoções que envolvem o esporte. Por esse incentivo, Glória cursou Gestão Desportiva e de Lazer onde obteve graduação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
O seu início no Tirol aconteceu em 2021, quando ingressou no clube como bolsista estagiária através do IFCE, por meio do Programa Academia e Futebol, feito em parceria com universidades e institutos federais, visando difundir a prática do futebol. Já na equipe, atuava como auxiliar do supervisor Lucas Evangelista – atualmente na função no Ceará Sporting Club – que abriu as portas do futebol e a orientou sobre as atividades do cargo. Em outubro de 2023, Glória assumiu a função de Supervisora de Futebol da equipe.
Glória credita na força feminina no ocupar funções de liderança no futebol.
“Como mulher, sei que podemos trazer uma nova visão e perspectiva inclusive de melhorias para esses espaços”, comentou.
Fundado em 2011, o Tirol filiou-se à Federação Cearense de Futebol em 2018 e disputou o Campeonato Cearense de Futebol nas categorias Sub-15 e Sub-20. Profissionalmente, participou do Campeonato Cearense Série C pela primeira vez em 2021 e garantiu o acesso com o vice-campeonato. E no dia 27/04, conquistou o título do Campeonato Cearense Série B. Em 2025, o clube estará entre as dez melhores equipes do futebol cearense.
Com o acesso à elite e o título estadual, Glória destacou os desafios que espera daqui para frente na função.
“É o início de uma carreira sendo alicerçada em um trabalho promissor. Espero estar assim como o Tirol em ascensão dentro do futebol, conquistando cada vez mais espaços e me desenvolvendo para tal. No futebol sabemos que não existem fronteiras, devemos buscar sempre mais e melhor e continuar nos capacitando para isso”, completou.