O dia 23 de março de 1920 é considerado o marco inicial de organização do esporte no estado do Ceará, que, por iniciativa de desportistas de diversas áreas e modalidades, criaram a Associação Desportiva Cearense (ADC) naquela data. Em 1941, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto reorganizando o futebol brasileiro em confederações e federações estaduais.
E, por conta da mudança, a ADC passou a se chamar Federação Cearense de Desportos. Finalmente, em 1972, quando as diversas modalidades esportivas ganharam autonomia e assumiram gerencia própria, houve nova alteração, desta vez para Federação Cearense de Futebol (FCF), que permanece nos dias atuais.
A Federação Cearense de Futebol vem trabalhando pelo fomento do futebol de base e do futebol feminino no estado. A temporada de 2023 foi um marco importante para o futebol local, com novas categorias e modalidades inseridas no calendário. No segundo semestre do ano passado, aconteceu a primeira edição da Copa Manjadinho, que carrega o nome oficial da mascote da FCF e é realizada no mês de julho, no período de férias escolares. A competição engloba as categorias Sub-11 e Sub-14 masculinas auxiliando na iniciação desportiva.
Além desta nova competição, o calendário contou com a estreia do Campeonato Cearense Feminino Sub-17 , que contou com transmissão em TV aberta . E a Arena Castelão foi o palco da grande final do Campeonato Cearense Feminino Adulto entre Ceará e Fortaleza. Para 2024, a entidade já garantiu a realização de sete categorias masculinas de base e três certames para o futebol feminino.
Mauro Carmélio Santos Costa Júnior, presidente da entidade desde 2009, destaca a importância da federação no desenvolvimento do futebol local
“É com muito orgulho que chegamos a essa marca de 104 anos de dedicação exclusiva ao futebol cearense. A Federação Cearense de Futebol se orgulha ao longo desses anos de trabalhar apoiando nossos clubes. Como presidente, me sinto honrado de estar a frente desta entidade e sempre lutar para dar o real destaque ao futebol do nosso estado.” destacou Mauro Carmélio.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a FCF pelos seus 104 anos.