Seleção é decacampeã no torneio continental
Créditos: Staff Images / CBF
O Brasil ergueu, pela décima vez, a taça de campeão do Campeonato Sul-Americano Sub-20! Após o apito final da vitória por 2 a 0 contra o Peru, na madrugada desta segunda-feira (6), no Estádio Modelo Alberto Spencer, em Guayaquil (EQU), a Seleção foi coroada decacampeã da competição continental.
Dona das dez edições do torneio, as Guerreiras do Brasil acumulam 54 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota na história do torneio. Nomes que hoje integram a Seleção Principal fizeram parte da construção da hegemonia brasileira, como Marta, Gabi Nunes, Yasmim e Julia Bianchi.
“A nossa meta é realmente integrar cada vez mais as seleções de base com a principal. E o mais importante é que todo esse trabalho, essa conexão entre as categorias, está começando a aparecer. E para que possamos realizar um trabalho futuro e buscar o que sempre almejamos, que é estar sempre entre os primeiros”, comentou a coordenadora técnica de Seleções Femininas, Cris Gambaré, que assumiu o cargo em abril e esteve presente durante a cerimônia de premiação da competição.
Equipe nacional venceu o Peru por 2 a 0
Créditos: Staff Images / CBF
Gambaré aproveitou para comentar sobre o trabalho que está sendo feito com as futuras promessas do futebol brasileiro e que este é apenas o primeiro passo de mais um ciclo vitorioso das Guerreiras do Brasil.
“É um orgulho enorme saber que as nossas categorias de base estão no caminho certo. Esse grupo, a comissão técnica, mais a nossa diretoria, realmente me fazem sentir muito maior, me engrandecem e me motivam ainda mais a fazer um trabalho diferenciado junto à CBF. Tenho certeza de que esta taça é uma das primeiras que nós vamos buscar e que conquistaremos muitas mais no futuro”, disse a coordenadora.
Do plantel de jogadoras que atuaram nesta competição, apenas Giovana Canali não atuou no futebol nacional. As 21 jogadoras restantes convocadas pela técnica Rosana Augusto passaram pelas categorias de base de clubes brasileiros.
Cris Gambaré e Romeu de Castro estiveram presentes no duelo final
Créditos: Staff Images / CBF
Além do decacampeonato no Sul-Americano Sub-20, o assessor da presidência para o futebol feminino, Romeu de Castro, esteve presente na conquista do Sul-Americano Sub-17, comandada pela técnica Simone Jatobá, disputado em março.
“Ao longo de todas essas décadas, foi um privilégio acompanhar mulheres tão talentosas e especiais, construindo uma história repleta de vitórias que enchem de orgulho o Brasil. Em termos sul-americanos, a conquista do decacampeonato e também do Sub-17, é um feito extraordinário, representando não apenas esta geração, mas todas aquelas que, com determinação e talento, levaram a classe e a genialidade da mulher brasileira ao ponto mais alto do pódio em nosso continente”, complementou.