As obras do Centros de Desenvolvimento financiadas pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 continuam a avançar.
No Centro de São José do Ribamar, Maranhão, 97% da construção civil está concluída. O mobiliário também já está no local e a identidade visual está sendo preparada, faltando poucos detalhes para que tudo seja finalizado. A expectativa é que o edifício esteja finalizado até o final de março e que o campo de jogo, iniciado no começo deste ano, seja concluído dentro de quatro meses. Com isso, o Centro de Desenvolvimento de São José do Ribamar deve ser inaugurado no segundo semestre de 2024.
Centro de Desenvolvimento do Maranhão
Créditos: Lucas Castro/CBF
Já em Porto Velho, o Centro de Desenvolvimento está totalmente pronto, com obras civis, mobiliário e comunicação visual concluídas, restando finalizar apenas o campo de jogo. O material necessário para o preparo do campo já foi entregue e o maquinário deve chegar a Rondônia nos próximos dias.
Mais um Centro de Desenvolvimento começa a sair do papel. As obras no Mato Grosso do Sul começaram há pouco mais de uma semana, com o início da limpeza do terreno e terraplanagem. O CD fica na avenida Tamandaré, próximo à Universidade Católica Dom Bosco. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de 2024.
O presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul,e Francisco Cezário, acompanhou o início dos trabalhos. “É uma conquista enorme para o nosso futebol. Poderemos organizar várias atividades voltadas para a formação de atletas, realizar competições e capacitar profissionais. Começamos a construir uma nova dinâmica em nossa modalidade no Mato Grosso do Sul, com uma casa própria”, comemorou Cezário.
O Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA tem como objetivo fomentar o futebol nos países que sediam a principal competição da modalidade. No Brasil, que recebeu o Mundial em 2014, os recursos do fundo têm sido aplicados em cinco diferentes áreas: Infraestrutura, Categorias de Base, Futebol Feminino, Social e Médica.