O gerente geral técnico da Seleção Brasileira, Cícero Souza, participou nesta segunda-feira (22), da inauguração do novo Centro de Performance e Desenvolvimento (CPD) do Red Bull Bragantino, em Atibaia (SP). Cícero foi recepcionado pelo presidente de honra do Red Bull Bragantino, Marco Chedid, pelo diretor esportivo, Diego Cerri, e pelo diretor administrativo, André Rocha.
Construído em um terreno de cerca de 157 mil m², a estrutura do local conta com sete campos de treino (cinco de grama natural e dois de grama sintética) e um mini estádio com capacidade para mil pessoas (com campo de grama natural que abrigará jogos das categorias de base e do time feminino).
Cícero Souza participa de inauguração de Centro de Performance do Red Bull Bragantino
Créditos: Divulgação
“A CBF cumpriu hoje uma visita muito importante, a inauguração do Centro de Performance e Desenvolvimento do Red Bull Bragantino. O jogo moderno atual exige cada vez mais inúmeras valências dos nossos jogadores o que requer uma preparação e uma recuperação em alto nível por parte dos clubes”, disse Cícero Souza que elogiou toda a nova estrutura disponibilizada pelo Red Bull Bragantino aos atletas e funcionários do clube.
“O que podemos presenciar aqui em termos de infraestrutura para esse momento de preparação e para os momentos de recuperação, com certeza, nos demonstra que o Bragantino está entregando a toda a sua comissão técnica e a todos os seus atletas as melhores condições possíveis. Muito bom ver o desenvolvimento do futebol brasileiro cada vez avançando mais nas questões de tecnologia, de saúde e de performance”, acrescentou.
Centro de Performance & Desenvolvimento
do Red Bull Bragantino
Créditos: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O diretor esportivo do Red Bull Bragantino, Diego Cerri, ressaltou a importância do Centro de Treinamento no desenvolvimento das categorias de base do clube.
“Eu acho que o CT traz muita qualidade para o nosso dia a dia da equipe principal, mas em paralelo, traz uma qualidade enorme para as categorias de base, que é onde a gente tem que atacar muito. Todo mundo sabe que o DNA do nosso projeto é trabalhar com os jovens, a gente precisa formar mais jovens em casa, precisamos atrair, ser capazes de atrair mais jovens para o nosso projeto, através do CT isso vai acontecer”, afirmou Diego Cerri.
Para o diretor administrativo do clube, André Rocha, a inauguração do novo CT é um momento histórico para o Red Bull Bragantino.
“É um dia extremamente importante pra nossa história, muito importante pro nosso trabalho, pro projeto, pro desenvolvimento do que a gente tá buscando pro futuro do clube. É um dia que a gente vinha planejando, vinha executando e hoje, finalmente, a gente faz a entrega oficial desse equipamento, que vai nos encher de orgulho, mas também que nos traz uma responsabilidade enorme. É um equipamento que a gente sabe que tá aqui pra receber atletas, que vem aqui compartilhar os sonhos de uma vida conosco, esperando que a gente co-eduque essas crianças e isso nos enche realmente de responsabilidade. Estamos trabalhando, obviamente, com o que há de mais moderno, pra que isso seja um diferencial competitivo pra equipe do profissional e da base também”, ressaltou André Rocha.
Centro de Performance do Red Bull Bragantino
Créditos: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O primeiro treino oficial no CPD ocorreu no final de 2023, no dia 29 de dezembro, quando a equipe Sub-20 do Braga se preparava para a disputa da Copinha. O time profissional utilizou a estrutura pela primeira vez no dia 3 de fevereiro deste ano. As categorias de base fizeram a mudança para o novo centro de treinamento entre o final de janeiro e início de fevereiro. O profissional se mudou de maneira definitiva no dia 22 de março.
Sobre o Centro de Performance e Desenvolvimento
Além dos campos, ao todo, são mais de 19 mil m² de área construída. São seis prédios, que abrigam 86 quartos (alojamento das categorias de base e hotel para concentração do time profissional), três refeitórios (que servem de 1.100 a 1.200 refeições por dia), duas academias, piscina e banheiras de hidromassagem, sala de imprensa, diversas salas de escritório, salas de estudo, biblioteca e auditório para 120 pessoas.O projeto busca consciência ambiental e apresenta soluções técnicas e econômicas para uma arquitetura sustentável, aliando tecnologia e otimização de recursos naturais para gerar edificações de alta qualidade, conforto, longa vida útil e baixo impacto ambiental.