A CBF realizou nesta sexta-feira (5) o Conselho Técnico do Brasileiro Feminino A3. A reunião virtual contou com a participação dos representantes dos clubes participantes e dos executivos da entidade. Foi a primeira reunião do conselho da história da competição, que será aberta no 13 de abril e contará com 32 equipes.
“É mais um dia importante para o processo de desenvolvimento do futebol feminino. A competição tem essa marca democrática, com 90% dos clubes participantes vindo dos campeonatos estaduais. A gente começa a perceber uma rivalidade e uma vontade maior dos clubes de disputarem os estaduais, já que são as competições que vão dar vaga para o Feminino A3”, afirmou a gerente de competições, Aline Pellegrino.
“Vale agradecer o apoio do presidente Ednaldo Rodrigues, que dá toda a atenção à modalidade. Os campeonatos estão cada vez melhores, as verbas também aumentando. É um processo de desenvolvimento gradativo, que a CBF vem cumprindo essas etapas para que fiquem os avanços sólidos e concretos. O Feminino A3 tem muita história para contar ainda, está só começando, vai crescer cada vez mais e fomentar o futebol feminino em todo o Brasil”, completou Aline.
CBF realiza Conselho Técnico do Brasileiro Feminino A3
Créditos: Joilson Marconne/CBF
Investimento Recorde
A edição 2024 terá recorde de investimento da CBF. A entidade aumentou em 40% o auxílio operacional aos clubes. Além disso, a CBF vai bancar as despesas do Feminino A3, como transporte, registro, alimentação, hospedagem e arbitragem.
Sistema de disputa
O Brasileiro Feminino A3 será disputado em cinco fases. Na primeira, as 32 equipes serão distribuídas em dois grupos, cada um composto por 16 clubes. Avançarão para as oitavas de final as 16 equipes melhor classificadas de cada grupo, que vão ser divididos em oito grupos de dois times. Na fase seguinte, os classificados competirão por uma vaga na semifinal e, posteriormente, na final. Para a definição dos grupos da primeira fase, foi utilizado o critério de proximidade geográfica por estado.
Diretor de Competições, Julio Avellar, durante o conselho técnico do Brasileirão Feminino A-3
Créditos: Joilson Marconne/CBF
Confrontos
Em todas as fases, os confrontos acontecerão em partidas de ida e volta.
Bola
A bola oficial da competição é a Nike Flight, que neste ano terá um novo desenho. A boa é a mesma usada no Feminino A1 e na Série A do Brasileiro Masculino.
Inscrição de atletas
Os clubes terão o direito de inscrever atletas até o dia 7 de junho (sexta-feira, antes da rodada de ida das quartas de final).