A CBF lamenta a morte de Cesar Luis Menotti, uma das grandes lendas do futebol mundial. O Diretor das Seleções Nacionais da AFA (Associação Argentina de Futebol) morreu neste domingo aos 85 anos. Menotti comandou a Argentina na conquista da Copa do Mundo de 1978, o primeiro título da história do país. Ele também era um fã do futebol brasileiro.
“A CBF lamenta profundamente a morte de Cesar Luis Menotti, uma das grandes personalidades do futebol mundial. Além de conquistar como treinador o título da Copa do Mundo de 1978, ele era um admirador do futebol brasileiro. O Menotti merece todas as homenagens e que sua história seja sempre reverenciada pelos fãs do futebol mundial”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
César Luis Menotti
Créditos: Divulgação/AFA
Menotti foi jogador da Seleção Argentina e defendeu o Rosario Central, Racing, Boca Juniors, times dos Estados Unidos, e dois clubes brasileiros, o Santos e o Juventus-SP. Ele foi campeão argentino pelo Boca e campeão brasileiro pelo Santos (1968).
O argentino nascido na cidade de Rosário em 1938 foi contratado pelo Santos a pedido de Pelé. Em um amistoso no dia 12 de julho de 1968, Menotti jogava pelo The New York Generals, seu time, e foi a grande atração. Ele marcou os cinco gols do time norte-americano na vitória sobre o Santos, por 5 a 3, em Nova York. Após o jogo, Pelé, que já o conhecia, o convidou para jogar no clube santista.
“Já não me importava com o dinheiro, teria pago para sair porque já tinha a intenção de ser treinador e uma das melhores formas de aprender era conviver com aqueles caras que ganharam tudo ”, explicou Menotti sobre sua transferência para o Santos.
César Luis Menotti
Créditos: Divulgação/AFA
O ex-treinador era um admirador da Seleção Brasileira de 1970. Nos últimos anos na AFA, ele foi um dos principais apoiadores de Lionel Scaloni, técnico que comandou a Argentina na última Copa do Mundo.
Menotti morreu neste domingo em Buenos Aires após ser internado em março por anemia.