A Associação Uruguaia de Futebol (AUF),entidade máxima do futebol no Uruguai, foi fundada em 30 de março de 1900 e completa 124 anos. Sua filiação à FIFA aconteceu em 1923. A entidade é responsável pela organização de competições de alcance nacional, como o Campeonato Uruguaio de Futebol. Também administra a Seleção Uruguaia de Futebol e a Seleção Uruguaia de Futebol Feminino, além do futebol de praia e do futsal. A Seleção do Uruguai tem dois títulos mundiais no futebol masculino, conquistados em 1930 e 1950. Além dos mundiais da FIFA, a Seleção do Uruguai tem ainda duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Paris 1924 e Amsterdã 1928.
Em 1905, a entidade passa a se chamar Liga Uruguaya de Football e, em 1915, o nome é alterado para Asociación Uruguaya de Football. No dia 6 de abril de 1932 foi instaurado o profissionalismo no futebol uruguaio com a criação da Liga Uruguaya de Football Profesional. O nome Asociación Uruguaya de Football retorna em 30 de junho de 1936 e, em 1970, a federação recebe sua denominação atual, Asociación Uruguaya de Fútbol.
A AUF teve papel importante na fundação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Como parte das comemorações oficiais do centenário da independência da Argentina, foi realizado naquele país um torneio de futebol, com a participação da seleção local, além de Uruguai, Chile e Brasil. Estava em jogo o troféu que levava o nome da comemoração. No dia 9 de julho de 1916 foi realizada uma sessão com os delegados dos quatro países sul-americanos e, nesta oportunidade, o presidente da AUF, Héctor. R. Gómez, propôs a criação da Conmebol, originalmente composta pelas associações da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, e que há décadas reúne todos os países da América do Sul. Atualmente, a AUF é presidida por Ignacio Alonso.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a AUF pelos seus 124 anos.