O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 começou com 13 equipes e uma novidade. Com objetivo de incentivar a prática do futebol feminino, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) providenciou a inclusão de meninas nos times, que até então eram exclusivamente masculinos. Na primeira rodada, a atacante Ana Vitória foi a primeira a participar de um time misto, defendendo o Grêmio Santo Antônio.
A Federação segue regulamentação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que institui o futebol misto no âmbito do futebol amador e de base. Este ano, a FFMS decidiu adotar a medida na categoria Sub-13.
Ana Vitória Peralta de Lima é um exemplo do motivo da medida ter sido regulamentada pela CBF. Sem opção de times femininos em sua faixa etária, se dedica ao time misto e treina diariamente. Na partida contra o Náutico FC, pela primeira rodada, ela ficou no banco e entrou no segundo tempo.
“Sempre quis jogar em uma equipe assim e tinha essa vontade de disputar um campeonato estadual. É a realização de um sonho”, disse ela, após a partida.
Além do Grêmio Santo Antônio, outra equipe que registrou uma menina entre os atletas foi o Novo FC. Izabel Brezinski Machado está entre atletas disponíveis para a disputa da competição.
Segundo Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competições, a decisão de criar times mistos ajuda na fomração de novas atletas.
“Estamos com vários projetos para o futebol feminino, um deles é esse com o Estadual Sub-13 recebendo meninas e garantindo uma oportunidade ímpar para essas atletas que estão iniciando no futebol”, explica o dirigente.
O Grêmio Santo Antônio, da Ana Vitória, volta a jogar no feriado de 1º de maio, às 14h, no Estádio Olho do Furacão, em Campo Grande. Na segunda rodada, o adversário será o Ícaro FC, de Água Clara.