O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na manhã desta terça-feira (9), da reunião do Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) para dialogar sobre as demandas da cadeia produtiva de Florestas Plantadas.
Na ocasião, o presidente-executivo da Ibá, Paulo Hartung, relatou ao ministro que a Indústria Brasileira de Árvores completa neste mês de abril 10 anos de história. Nesta primeira década, o setor fez do Brasil o maior exportador de celulose e o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos.
“Já são 10 anos em que a Ibá vem trabalhando para ajudar a impulsionar essa importante cadeia produtiva. O setor planta, colhe e replanta árvores para fins industriais em 9,94 milhões de hectares”, destacou Hartung.
Fávaro destacou a importância e a relevância do setor que tem um viés econômico, social e ambiental. “Esse é um setor extraordinário que alinha a boa oportunidade do Brasil se consolidar como um grande país produtor de celulose com sustentabilidade e mais opções de renda e emprego para os agricultores”, disse.
No final do mês de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou três importantes ações no âmbito do Plano Floresta + Sustentável que vão contribuir no desenvolvimento da cadeia produtiva de florestas plantadas e na consolidação da política agrícola florestal brasileira, que possui alta escala e capacidade de produção e conservação ambiental. São elas: o Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024; o Painel Floresta+; e a Chamada Pública Para Projetos Florestais.
“Mais uma vez eu digo que é possível mostrar ao mundo que é possível produzir e preservar. Contem comigo para que a gente possa fazer deste setor um dos mais fortes da economia brasileira”, concluiu o ministro Fávaro.
Participaram da reunião cerca de 60 pessoas entre representantes das associações estaduais representativas do setor, do conselho consultivo e CEOs das empresas.
O que são Florestas Plantadas?
Florestas Plantadas configuram uma cultura agrícola composta por árvores que são cultivadas especificamente para a produção de madeira legal, papel, celulose, carvão vegetal, chapas, painéis e outros produtos florestais. No Brasil, este setor desempenha um papel fundamental na economia, pois possui uma diversidade de espécies florestais cultivadas que são essenciais para a sustentabilidade ambiental e econômica do país.
Informações à Imprensa
[email protected]