Na noite de ontem (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de animais silvestres abatidos durante uma abordagem na BR 343, em Parnaíba/PI. O flagrante aconteceu por volta das 22h00, no km 19 da rodovia, quando os policiais pararam um veículo Chevrolet Onix.
Durante a averiguação dos itens de segurança do veículo, os policiais encontraram diversos animais abatidos e congelados no assoalho, com características de tatus, além de um animal semelhante a uma paca.
O condutor do veículo, um homem de 42 anos, confessou que se tratava de "carne de caça" e que havia comprado os animais em Timon/MA por R$ 180,00 para levá-los até Parnaíba.
Diante da situação, a PRF então deu voz de prisão ao condutor por crime ambiental. Os animais abatidos, por serem produtos perecíveis, foram inutilizados (enterrados) pela equipe PRF.
O homem irá responder pelo crime de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, de acordo com o artigo 29 da Lei 9.605/98. A pena para este crime varia de seis meses a um ano de detenção, além de multa.
A PRF ressalta que a caça e o comércio ilegal de animais silvestres são crimes que impactam negativamente o meio ambiente e a biodiversidade. Além disso, o consumo de carne de animais silvestres pode representar riscos à saúde humana, devido à possibilidade de transmissão de doenças.
Em caso de flagrante de crimes ambientais, é importante denunciar à PRF através do telefone 191.
Respostas (0 )