Na tarde de segunda-feira (24), uma operação de fiscalização de alcoolemia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-222, em Açailândia (MA), resultou na detenção de um homem de 50 anos por embriaguez ao volante e falsidade ideológica.
Por volta das 16h25, os policiais abordaram um motociclista que demonstrava sinais claros de estar com a capacidade psicomotora alterada. Ao parar a moto, o condutor quase caiu, revelando dificuldades em manter o equilíbrio. Os agentes notaram sinais de embriaguez, como olhos vermelhos e odor de álcool, e propuseram o teste do etilômetro (bafômetro), que foi aceito.
O teste de alcoolemia apontou 0,63 miligramas de álcool por litro de ar expirado. Além disso, o condutor confessou ter consumido cocaína. Durante a fiscalização, foram encontrados na mochila do homem diversos documentos com sua foto, mas com nomes diferentes. Ele admitiu estar envolvido em um esquema de fraude previdenciária, onde emitia certidões de nascimento e laudos médicos falsos para fraudar benefícios de aposentadoria indevidamente.
O homem disse que usava os documentos falsos para obter novos registros de identidade e solicitar benefícios ao INSS. Ele afirmou receber aposentadoria em três identidades diferentes e que fazia isso há pelo menos 15 anos.
Comprovada a embriaguez ao volante, o homem foi enquadrado nos crimes previstos no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no artigo 299 do Código Penal, que trata da falsidade ideológica. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Açailândia (MA), juntamente com os documentos falsos apreendidos. A polícia judiciária dará continuidade às investigações necessárias.
Respostas (0 )