O senador Wellington Fagundes (PL-MT) destacou em pronunciamento nesta quinta-feira (25) os 40 anos da votação da emenda das Diretas Já, movimento político de cunho popular que teve o objetivo de retomar as eleições diretas ao cargo de presidente da República, durante a ditadura militar. O parlamentar ressaltou que a emenda foi apresentada pelo então deputado federal mato-grossense Dante de Oliveira, em 25 de abril de 1984.
Wellington convidou a população a participar da sessão especial sobre o tema no Plenário do Senado, nesta sexta-feira (26), às 14h. O evento será transmitido pela TV Senado e também ficará disponível ao vivo no YouTube.
— O movimento Diretas Já começou em 1983 e foi ganhando a adesão de vários setores da sociedade, desde artistas, jornalistas, partidos políticos até a população em geral. Em pouco tempo, os comícios foram crescendo, de tímidos até a mais de 1 milhão de pessoas lá em São Paulo. Isso sempre no comando do Dr. Ulysses Guimarães, o senhor Diretas Já, e, ao seu lado, estavam sempre presentes políticos e lideranças de todo o Brasil, num exemplo de unidade e de força da vontade popular de eleger o presidente do Brasil. O povo queria mudanças, e o Brasil mudou. Por isso, é importante recordar essa data histórica.