A CBF registrou na sexta-feira (19) mais um número histórico de atletas. Foram 1.488 pedidos submetidos ao Boletim Informativo Diário (BID), o terceiro maior anotado.
O crescimento dos registros de atletas em abril reflete o aquecimento do mercado do futebol. No dia 4, o departamento já havia registrado 1.566 jogadores, o segundo maior número da série histórica.
O recorde foi registrado no dia 14 de abril do ano passado, quando o BID recebeu 1.616 pedidos.
Segundo o diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes, Enio Gualberto, o aumento no número de pedidos tem relação com as competições de base estaduais.
Competições de base estaduais são responsáveis por boa parte dos números de registros
Créditos: Staff Images / CBF
“É muito comum após o término da primeira divisão dos estaduais, começar outra série de competições, principalmente de base, segunda e terceira divisão e também de futebol feminino. Nesse momento de abril, o maior volume de registros reflete a movimentação das competições nos estados”, explicou.
“No ano passado, por exemplo, tivemos mais de 3.500 equipes disputando as competições de base nos Estados, num total de aproximadamente 20.000 partidas realizadas pelas Federações e CBF”, revelou Enio.
Para uma transferência ou contrato ser regularizado, os clubes enviam os documentos necessários às suas Federações e à CBF para registro e publicação no BID.
Antes de serem aprovados ou reprovados, todos os processos passam por duas revisões na CBF.