Na noite de quinta-feira,14, equipe da PRF, apreendeu 3 (três) caminhões na BR-319, em Humaitá (AM), carregados com madeira de origem ilegal, transportada sem a documentação exigida.
O primeiro caminhão transportava 25,62 m³ de madeira serrada da espécie “Itaúba”. Durante a abordagem, o motorista não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatoriamente necessário para o transporte legal de madeira.
O segundo caminhão transportava 30,88 m³ de madeira serrada, também sem o DOF. Como no caso anterior, não apresentou nenhum tipo de licença para o transporte da carga.
Mais tarde, outra abordagem foi realizada a um caminhão tracionando dois semirreboques carregados com 37,55 m³ de madeira serrada. No veículo, o condutor também não apresentou o DOF.
Diante dos fatos, a empresa e proprietário dos veículos foram responsabilizados pela irregularidade. Todos os condutores, veículos e as cargas foram encaminhados para a Polícia Civil de Humaitá para as providências cabíveis.
As apreensões fazem parte de uma ação de combate ao transporte ilegal de produtos florestais e demonstram a atuação da PRF em fiscalizar e coibir crimes ambientais e fiscais na região. A operação contou com o apoio da Polícia Militar local.