Na manhã desta terça-feira (12), por volta das 09 horas e 30 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) verificou indícios de falsificação em uma documentação apresentada por um condutor, no município de Paraíso do Tocantins/TO.
Durante fiscalização no km 499 da BR-153, a equipe PRF deu ordem de parada a um caminhão Volvo/FH 540 6x4T de cor branca, tracionando dois semirreboques. No decorrer da abordagem, o condutor – homem de 46 anos – apresentou uma certificação de cronotacógrafo com emissão datada em julho de 2024 e com validade até o ano de 2026.
Ao consultar os sistemas oficiais, os policiais encontraram uma inconsistência nas informações dos certificados. O documento nos sistemas apontava a emissão no ano de 2022 e validade até 2024, sugerindo uma possível adulteração de datas no documento impresso para enganar a fiscalização. O condutor informou que era apenas motorista do caminhão e que prestava serviço ao proprietário do conjunto veicular.
Diante das informações expostas, foi constatado, a princípio, o crime de falsificação de documento público. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil do município para demais esclarecimentos.