Na manhã de sábado (2), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu o condutor de um veículo Chevrolet Tracker que transportava 100 kg de agrotóxicos de origem estrangeira, proibidos no país. A abordagem ocorreu em Planaltina, na BR-020.
Durante a fiscalização, os policiais identificaram que o condutor estava com a CNH vencida. Além disso, a equipe encontrou cinco embalagens de 20 kg cada, totalizando 100 kg de agrotóxicos, no porta-malas do veículo. O produto estava rotulado como ração para peixes, para tentar ludibriar a fiscalização.
Questionado, o condutor, um homem de 53 anos, natural de Formosa/GO, informou que o produto transportado era Benzoato B10, um agrotóxico utilizado em lavouras, com valor aproximado de R$ 400 por quilo. Ele apresentou uma nota fiscal que não correspondia ao item transportado e disse que havia sido contratado para levar o produto de Jardinópolis/SP para Formosa/GO.
O produto não possui registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para uso no Brasil e representa graves riscos à saúde e ao meio ambiente. Dentro do veículo, foram encontrados comprovantes de pagamento relacionados ao consumo do agrotóxico realizados em Ribeirão Preto/SP, Uberaba/MG, Uberlândia/MG, Catalão/GO e Cristalina/GO.
A lei prevê pena de reclusão de 3 a 9 anos para quem transporta, produz, armazena, importa, utiliza ou comercializa agrotóxicos não autorizados ou não registrados. Este já é o segundo flagrante do mesmo indivíduo, pelo mesmo crime, realizado pela PRF. O primeiro ocorreu em maio deste ano.
Diante dos fatos, o veículo e a carga foram encaminhados à Polícia Federal. O condutor foi levado à Delegacia de Polícia Federal de Brasília/DF, onde foi autuado em flagrante pelo crime de descaminho. A Polícia Federal encarregou-se de realizar a perícia no material apreendido.