A inauguração do novo espaço ocorreu na segunda-feira (28), com o intuito de motivar o efetivo a realizar atividades físicas. A estrutura montada para proporcionar o bem estar dos servidores está em um ambiente amplo, iluminado e bem arejado.
O novo local, climatizado, localizado no térreo do prédio do Centro de Comando e Controle (C3R) da SPRF-RJ, dispõe de espaço adequado com múltiplos aparelhos de musculação, além de sala para a pratica de artes marciais.
O objetivo dessa ação é promover a saúde física e mental dos policiais rodoviários federais, terceirizados e estagiários.
O recinto apropriado para realização de musculação, crossfit e lutas incentiva a deixar o sedentarismo e promove a qualidade no exercício proposto, gerando um melhor desempenho nas atividades. O novo espaço já está disponibilizado, a partir das 7h30, de segunda-feira a sexta-feira, e conta com um aparato instalado de equipamentos de academia, bicicletas elétricas, diversos halteres, cordas, aparelhos, bolas de pilates, boneco simulador de treino e luta (sparring), dentre outros.
A “arte suave”, jiu-jitsu, é uma arte marcial japonesa que utiliza técnicas de percussão, torções e golpes de projeção, e é realizada em dois horários: 7h30 e 11h30, às terças-feiras e quintas-feiras e conta com o monitoramento de educadores graduados da própria instituição.
A PRF entende que os exercícios físicos periódicos são essenciais para a saúde dos servidores de uma forma geral. Esse costume ajuda a prevenir diversas doenças, melhora o condicionamento físico, além de fortalecer o sistema imunológico e regular os níveis hormonais.
No campo mental, o exercício estimula ainda a liberação de endorfina e serotonina, hormônios que promovem o bem-estar, reduzindo o estresse, a ansiedade e os sintomas da depressão.
A prática regular de atividade física melhora não só qualidade de vida das pessoas, mas aumenta a disposição e promove um envelhecimento mais saudável.