Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 139 aparelhos celulares transportados ilegalmente, no município de Guaraí/TO.
Em procedimento de fiscalização no Km 332 da BR-153, por volta das 09 horas e 45 minutos, foi dada ordem de parada a um ônibus Scania/Comil Campione LD, conduzido por um homem de 49 anos (qualificado como testemunha), que tinha como origem Goiânia/GO com destino a São Miguel do Tocantins/TO. Ao inspecionar o compartimento de bagagens do veículo, foram encontradas duas caixas, despachadas como encomendas. Na primeira, havia 39 (trinta e nove) aparelhos celulares, enquanto a segunda continha 100 (cem) celulares.
Os policiais solicitaram os documentos fiscais, na primeira caixa foi apresentado uma Nota Fiscal (NF) com a descrição de “copo térmico 1,2L”, em desacordo com o conteúdo encontrado na encomenda. Para a segunda caixa, a NF apresentada também descrevia produtos distintos dos celulares contidos nela.
Diante das informações expostas, foram constatados, a princípio, os delitos de contrabando, descaminho e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. Os aparelhos foram recolhidos e encaminhados para a Unidade da Receita Federal na cidade de Palmas/TO para o devido desembaraço fiscal.