Na tarde do sábado (26), por volta das 15 horas e 50 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 33,4 m³ de madeira transportados ilegalmente, no município de Aguiarnópolis/TO.
Em procedimento de fiscalização no km 2 da BR-226, foi abordado um caminhão-trator Volvo/Fh12 380 tracionando um semirreboque Sr/Guerra Ag Fg, com origem em Tailândia/PA e destino final em Bela Vista/GO. Durante inspeção no veículo, foi verificado o transporte de 33,4 m³ de madeiras nativas.
A equipe PRF solicitou a documentação da carga e o condutor apresentou uma nota fiscal eletrônica e uma guia florestal. Ao realizar consultas, foi identificado que a documentação ambiental não retornava aos sistemas e os policiais constataram que a guia era inválida.
Diante das informações expostas, foi constatado, a princípio, o crime de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O veículo e a carga foram colocados à disposição do Juizado Especial Criminal da Comarca de Tocantinópolis/TO e dos órgãos ambientais competentes para demais deliberações.