A CBF lamenta profundamente a morte do desenhista e escritor Ziraldo, criador do célebre personagem o ‘Menino Maluquinho”.
Ele foi também chargista, caricaturista e jornalista. Ziraldo foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”. Seus livros venderam mais de 10 milhões de exemplares e foram publicados em vários idiomas.
“Lamento a morte do Ziraldo, um artista completo. Seus livros e personagens marcaram a vida de gerações de brasileiros. Envio minhas condolências aos familiares e aos fãs desse grande brasileiro”, afirmou Ednaldo Rodrigues.
“O futebol perde um grande apaixonado. Ele também retratou com muita beleza a alegria do futebol”, acrescentou.
Mascote do Flamengo desenhado por Ziraldo
Créditos: Ziraldo
Ziraldo era fanático por futebol. Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), ele gostava de acompanhar a Seleção Brasileira. Ele assistiu no Maracanã a derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950.
“Em 1950, eu levei aquele susto. Eu estava no Maracanã, foi o dia mais triste da vida do Brasil. Quando descemos a rampa, só ouvíamos soluços. Um silêncio absoluto e um choro que parecia de enterro. Era um enterro. Eu trabalhava em um jornal e já tinha até desenhado o Brasil campeão”, lembrou o jornalista em 2018 quando acompanhava a chegada da Seleção na Granja Comary, em Teresópolis.
Nos anos 60, ele trabalhou no Jornal dos Sports. Em 1987, ele foi contratado pelo Clube dos 13, que organizou o Campeonato Brasileiro daquele ano. O cartunista teve a missão de desenhar os mascotes dos 16 clubes envolvidos na competição.
Na tarde deste sábado (6), ele morreu na sua casa no Rio de Janeiro aos 91 anos.
Mascote do Corinthians desenhado por Ziraldo
Créditos: Ziraldo