Nesta terça-feira (17), na BR-153, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 80 cigarros eletrônicos contrabandeados dentro de ônibus rodoviários, em dois municípios tocantinenses.
Durante a tarde, por volta das 13 horas e 40 minutos, foi dada ordem de parada a um veículo Scania/Mpolo Paradiso – com trajeto de Goiânia/GO a Marabá/PA -, no km 160 do município de Araguaína. No decorrer das fiscalizações no compartimento de bagagens, foi localizada uma caixa contendo 60 Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), mais conhecidos como cigarros eletrônicos.
No período noturno, por volta das 21 horas, em Guaraí, os policiais abordaram um Scania/Mpolo Paradiso no km 332, que fazia trajeto do estado de São Paulo até o Maranhão. Ao realizar inspeção no bagageiro do veículo, foi encontrada uma caixa contendo 20 cigarros eletrônicos.
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024, a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Diante das informações expostas, foram constatadas, a princípio, as ocorrências de contrabando. Os dispositivos foram recolhidos e encaminhados para a Unidade da Receita Federal em Palmas/TO.