A Polícia Rodoviária Federal realizou a Operação Temática de Diagnóstico de Fatores de Risco de Sinistralidade (OTEDIAG) em trechos críticos de acidentes. O trabalho contou com a participação do DNIT, ANTT, Concessionárias CCR Via Sul e Eco Sul, além de PRFs lotados nas superintendências do RS, PI e SC. Foram escolhidos 5 segmentos de 5 km nas BRs 116 (nos trechos de Sapucaia do Sul a Novo Hamburgo) e 290 (Porto Alegre e Eldorado do Sul).
Durante o período da operação (9 a 13 de setembro) os PRFs foram capacitados para identificar os fatores de risco que podem causar acidentes ou agravar as suas consequências. Além de aprimorar o conhecimento dos policiais para a realização de inspeções viárias voltadas à identificação de fatores de risco de sinistralidade, a Operação buscou estabelecer a integração entre a PRF e outras instituições para realização de ações conjuntas voltadas à promoção da segurança viária.
Os dados coletados durante a Operação serão utilizados para orientar ações internas e externas voltadas à prevenção de sinistros.