No sábado, as equipes do CBMMT atuaram em dois incêndios distintos. Um deles registrado no município de Nova Mutum (241 km de Cuiabá) e outro em Guarantã do Norte (708 km de Cuiabá). Não houve feridos.
Em Nova Mutum, a 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM) atendeu a um chamado de incêndio em um apartamento residencial, onde o fogo se originou de um colchão em chamas em um quarto de um dos apartamentos. Os bombeiros evacuaram o prédio, e utilizaram cerca de 500 litros de água para controlar as chamas e realizar o rescaldo.
Já em Guarantã do Norte o 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionado para combater um incêndio em uma fábrica de tijolos, onde o fogo havia se iniciado no depósito de madeira e pó de serra.
A equipe realizou o controle do incêndio com a técnica de resfriamento, evitando a propagação do fogo para outras áreas da fábrica. Foram utilizados aproximadamente 5 mil litros de água durante toda a operação.
Neste domingo, o CBMMT realizou atividades de treinamento com cães especializados em detecção de odores específicos e atuação em mata.
O 2º Batalhão Bombeiro Militar de Várzea Grande realizou um treinamento com cães especialistas em detecção. O exercício envolveu o cão Scott, treinado para busca de vítimas ou evidências em áreas de mata, e a cadela Malu, treinada para detecção de odores específicos.
O objetivo da atividade foi aprimorar as habilidades dos cães em cenários reais de busca e resgate para atuarem em situações de emergência.
Ainda no domingo, a 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) prestou apoio preventivo durante a corrida alusiva aos 36 anos de Campo Verde (139 km).
As ações incluíram orientação e monitoramento do público, controle do trânsito na região e pronto-atendimento para eventuais intercorrências, tendo contado com a participação de aproximadamente 600 pessoas.