Na semana em que se comemorou o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, em todo o Brasil, a operação NARKE 2, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de junho. No Ceará, a operação foi executada em municípios da Região Norte e do Cariri e resultou na prisão de 12 pessoas, recuperação de 12 veículos e apreensão de 4,15 quilos de cocaína.
No Cariri cearense, um automóvel e uma caminhonete, ambos roubados no estado de Pernambuco, estavam clonados e foram recuperados após os policiais aplicarem técnicas de identificação veicular e descobrirem os veículos originais. Dois homens foram presos nas abordagens que aconteceram em Brejo Santo (CE) e Crato (CE), respectivamente, nos dias 25 e 26.
Na cidade de Juazeiro do Norte (CE) foram duas ocorrências, um homem foi preso com uma motocicleta com os elementos de identificação adulterados e uma mulher, de 41 anos, foi presa com 4,15 quilos de cocaína. A prisão por tráfico de drogas, aconteceu na noite do dia 26, após abordagem a um ônibus intermunicipal e contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de Ceará (PCCE). Além do flagrante, a mulher era procurada pela justiça pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa.
Na Região Norte do estado, no município de Frecheirinha (CE), em apenas uma ação, na tarde de terça-feira (25), seis pessoas e sete motocicletas foram recuperadas, todos os veículos apresentavam adulteração nos seus elementos de identificação e serão encaminhados para a perícia. Já na tarde de quarta-feira (26), em duas ocorrências distintas, mais duas motocicletas adulteradas foram recuperadas em posse de dois homens, que também foram presos. Essas abordagens contaram com o apoio da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e da Guarda Civil Municipal de Frecheirinha.
A Operação foi realizada pelo Núcleo de Operações Especiais (NOE), contou com o apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC) e do Serviço de Inteligência da PRF no Ceará. Ao todo, 20 policiais, 6 viaturas e 2 cães farejadores foram empregados nas ações de enfrentamento à criminalidade. “Os resultados positivos da operação reforçam a importância de ações direcionadas para as cidades do interior, pois elas têm se apresentado como o destino de muitos veículos produtos do crime”, pontuou o PRF Fernando Alves, chefe do NOE.