O treinamento reuniu aproximadamente 100 gestores e funcionários de bares, restaurantes e casas de show da capital, foi realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O encontro tinha como foco principal capacitar os participantes para o atendimento às vítimas e conscientizá-los sobre a implantação do protocolo.
Entre as palestrantes estavam a delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora adjunta do Centro de Apoio Operacional (CAO) sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino do Ministério Público de Mato Grosso, defensora pública Rosana Leite, responsável pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem).
A delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes falou sobre o isolamento do local até a chegada da polícia, a importância da manutenção das provas, a necessidade de preservar as imagens do local e fornecê-las à Polícia Civil e também sobre a proteção e assistência disponível à vítima de constrangimento e violência ocorridos nos estabelecimentos.
“O protocolo ‘Não é Não’ entrará em vigor no dia 28 de junho. Este treinamento representou importante passo no combate à violência contra a mulher, buscando o respeito e proteção às mulheres e meninas nos espaços públicos”, disse a delegada.