Na tarde desta quarta-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 54 metros cúbicos de madeira sendo transportados ilegalmente durante fiscalização no quilômetro 323 da BR-155, no município de Marabá/PA.
Por volta das 12h, a equipe da PRF estava realizando uma fiscalização de veículos de carga e abordou uma carreta que transportava 27 m³ de madeira serrada e 27 m³ de madeira da espécie Acapu. Durante a inspeção da carga, constatou-se que o condutor não possuía os documentos que comprovassem a legalidade do transporte.
Diante dos fatos, a carga foi encaminhada ao IBAMA para a realização dos procedimentos cabíveis. O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.
Devido ao aumento da prática criminosa de transporte irregular de produtos florestais provenientes de desmatamentos ilegais, a PRF vem intensificando as ações de fiscalização e combatendo os crimes ambientais, assegurando a preservação do meio ambiente e a aplicação da legislação vigente.