Passaram-se 50 dias desde que o Patrulha da Saúde chegou à cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, levando educação e a reflexão sobre a importância de hábitos saudáveis. De lá para cá, 361 policias participaram deste que é um programa institucional voltado à promoção da saúde dos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A edição 2024 se encerrou, nesta quarta (05), na sede da Superintendência, em Recife.
A equipe do Núcleo de Saúde Integral do Servidor (Nusint) percorreu todo o estado, passando pelas delegacias PRF em Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru e Recife. O trabalho contou com diversos parceiros como instituições de ensino e profissionais da saúde.
Todos uniram-se com o objetivo de oportunizar educação em saúde nos temas relativos ao processo de adoecimento e de saúde do efetivo; de sensibilizar e orientar sobre a adoção de um estilo de vida saudável e, ainda, a fim de monitorar alguns marcadores de saúde individuais de acordo com protocolos validados na comunidade científica.
Nos encontros presenciais com os servidores foram realizadas palestras, apresentações de vídeos e aberto o diálogo sobre temáticas como obesidade, vida saudável, importância da atividade física, segurança psicológica e ainda comunicação não violenta como ferramenta para o bem-estar. Além disso, a parceria com a Secretaria de Saúde possibilitou a imunização dos servidores contra gripe H1N1, tétano e hepatite B.
“Encerramos esse ciclo que é o Patrulha da Saúde, mas continuaremos reforçando outros programas da PRF voltados à saúde e bem-estar dos nossos servidores, de forma cada vez mais assertiva, como é o caso da CAAS e do ProVida PRF, pois ao longo desses 50 dias tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais o perfil e as necessidades do nosso efetivo”, explicou a chefe do Nusint-PE, PRF Isabella Ferreira.