Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Municipal de Barra Mansa, realizaram na quarta-feira (5), uma ação de educação ambiental com propagação de conhecimento e fiscalização voltada ao combate de crimes ambientais. As atividades aconteceram nas instalações da PRF em Barra Mansa e Resende.
As ações foram desenvolvidas através do “Workshop de Fiscalização de Emissões Veiculares” que promoveu uma palestra sobre a fiscalização do reagente Arla 32 em veículos pesados movidos a diesel. Foram abordados conceitos teóricos, motivação para a fiscalização e aspectos legais.
Desde o ano de 2012, com a entrada da fase P7 do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar, as exigências legais para a redução da poluição do ar demandaram a criação de novas tecnologias capazes de diminuir as emissões por parte de veículos pesados movidos a diesel. Assim, sistemas como o SCR (Redução Seletiva Catalítica) passaram a equipar veículos novos dessa classe saídos de fábrica. Esse sistema, em específico, demanda que o veículo, além de ser abastecido com um diesel menos poluente (Diesel S10), utilize o reagente ARLA32, que é responsável pela redução do gás NOX gerado na combustão e nocivo à saúde.
Os participantes colocaram os conhecimentos em prática em uma fiscalização realizada na Unidade Operacional da PRF em Barra Mansa. A atividade contou também com uma campanha educativa voltada ao meio ambiente que consistiu na abordagem de veículos leves para execução de minipalestras sobre o papel da PRF na preservação da fauna e da flora nacional, além de contar com a distribuição de mudas de Ipê-rosa (Tabebuia Rosea), árvore nativa da Mata Atlântica, disponibilizadas pela GMC Barra Mansa.
Os policiais encerraram o evento com o plantio de uma das mudas na área de jardim da Unidade Operacional PRF. O plantio de árvores nativas é fundamental para auxiliar na preservação da biodiversidade.
“Dia 05/06: Dia Mundial do Meio Ambiente. Cuide, preserve, seja consciente!”