Na manhã da última sexta-feira (10), durante fiscalização de trânsito no km 260 da BR-010, em Imperatriz/MA, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou a apreensão de mais de 192kg de skunk, substância conhecida popularmente como “super maconha”.
Durante a abordagem, após verificar que a placa dianteira do semirreboque estava em desacordo com a legislação de trânsito, foi o que chamou atenção dos policiais. O veículo era conduzido por um homem de 36 anos de idade.
Após análise mais aprofundada feita pela equipe para verificação prévia da documentação foi realizada uma entrevista inicial com o condutor do veículo, sendo que o condutor informou ter pego o caminhão em Belém, não sabendo informar o nome da pessoa que lhe entregou o caminhão, o que gerou grande suspeita para uma verificação detalhada na carga.
Ao se iniciar a verificação da carga, a equipe da PRF localizou em caixas, substância entorpecente análoga a Skunk, no total de 180 tabletes, totalizando 192,5kg. Ao se verificar o celular do motorista, foi encontrada na capa, um pacote pequeno de pó branco, análogo a cocaína, na quantidade aproximada de 1g, o condutor informou que comprou a droga, para seu consumo pessoal em um posto de combustível em Belém/PA.
O skunk é uma variedade de cannabis (maconha) conhecida por seu alto teor de THC (tetrahidrocanabinol), o principal composto psicoativo da planta. O uso dela pode resultar em efeitos psicoativos mais intensos do que os de variedades de cannabis com menor concentração de THC, gerando efeitos adversos à saúde mental, como riscos aumentados de ansiedade, paranóia e distúrbios psicóticos.
Diante dos fatos, o motorista foi preso por tráfico de drogas e porte de droga para consumo. Ele foi encaminhado, junto com o entorpecente apreendido, à polícia judiciária, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.