A iniciativa, chamada “Projeto de Internacionalização de Empreendedores Meeting Comex”, proposta pelo Sebrae, também conta com parceria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Correios, Arco Norte e Porto Seco.
O programa irá promover mentorias, capacitações e consultorias com os microempresários, em reuniões promovidas em todo o Estado. O intuito é lançar pelo menos 50 novas empresas mato-grossenses no mercado internacional.
“Esse acordo de cooperação com o Sebrae-MT vem para fortalecer o microempreendedor individual, as microempresas e as empresas de pequeno porte. A Sedec irá continuar atuando na frente de articulação institucional, promoção internacional do Estado e prospecção de novos negócios para que o Mato Grosso continue se desenvolvendo economicamente”, destacou o secretário adjunto de Agronegócios e Investimentos da Sedec, Anderson Lombardi.
O projeto Meeting Comex foi apresentado aos empresários e especialistas em comércio internacional, os quais discutiram os desafios e estratégias para internacionalização dos empreendedores. O Sebrae também mostrou, na prática, como funciona o suporte e assessoria ao micro e pequeno empreendedor que deseja realizar o processo de importação e exportação.
A diretora superintendente do Sebrae-MT, Lélia Brun, reforçou que as ações promovidas em conjunto são importantes para elevar a competitividade dos pequenos negócios.
“Quando falamos de internacionalização, falamos de desenvolvimento e fomento a novos mercados para os pequenos negócios. O Sebrae Mato Grosso não mede esforços para ajudar e apoiar os empreendedores na sua jornada de internacionalização que vai além de importar ou exportar, mas também na questão de processos de inovação, gestão, qualificação e preparo para este pequeno negócio acessar outros mercados”, afirmou a diretora.
Os empresários que desejarem participar a inciativa podem preencher a ficha técnica de participação clicando aqui. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].