A Confederação Asiática de Futebol (AFC – Asian Football Confederation) é a organização que representa as seleções de futebol da Ásia. A entidade possui 47 membros e todos, com exceção da Marianas Setentrionais, são membros da FIFA.
A Confederação é responsável por organizar as competições internacionais de futebol no continente asiático. Fundada no dia 8 de maio de 1954, em Manila, nas Filipinas, atualmente está sediada na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia, e é presidida por Salman Bin Ibrahim Al-Khalifa.
Suas principais competições são: para os clubes, a Liga dos Campeões da AFC – que qualifica o campeão para disputar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA; e para as seleções nacionais, a Copa da Ásia.
A entidade já organizou diversas competições, entre elas o Campeonato Asiático de Clubes (competição de maior importância para os clubes asiáticos enquanto foi realizada: atualmente, a principal competição é chamada de Liga dos Campeões da AFC); Recopa Asiática ou Copa Asiática dos Vencedores das Copas (competição de segunda importância na Ásia, similar à Copa Sul-Americana para os clubes da CONMEBOL ou à Liga Europa da UEFA, para os clubes da UEFA) e a Supercopa Asiática (competição que envolvia o vencedor do Campeonato Asiático de Clubes contra o campeão da Recopa Asiática e é semelhante à Recopa Sul-Americana da CONMEBOL ou à Supercopa Europeia da UEFA.
A partir de 2 de março de 2002, houve a junção das seguintes competições: Campeonato Asiático de Clubes, Recopa Asiática e a Supercopa Asiática (competições de primeira, segunda e terceira importância respectivamente) para formar a atual Liga dos Campeões da Ásia.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a AFC pelos seus 70 anos de existência.