¿A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) iniciaram as ações educativas da Campanha Maio Amarelo 2024: “A paz no trânsito começa por você”. A abertura ocorreu na noite desta quinta-feira (02.05), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá, com um pit stop educativo aos condutores que trafegavam pela via.
Durante este mês serão intensificadas as ações orientativas aos condutores e estudantes de escolas públicas, além da realização de campanhas educativas em bares e restaurantes. As ações também alcançam o interior do Estado por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) e têm como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a adoção de comportamentos seguros, visando a construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito para a redução de sinistros. A iniciativa está em consonância com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS.
“Iniciamos a campanha na Avenida do CPA, que tem grande fluxo de veículos, justamente com esse objetivo de despertar o interesse e engajamento da população. Ainda temos muitos sinistros no trânsito e a maioria decorrem de situações que poderiam ser evitadas. A exemplo da embriaguez ao volante que combatemos de forma incisiva nas operações Lei Seca em Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios do Estado”, explicou.
Conforme dados do Observatório de Segurança Pública, de janeiro a março deste ano foram registradas 1.450 ocorrências de lesão corporal no trânsito e 188 de mortes. Dentre os esforços para prevenir mortes e lesões no trânsito, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), vinculado à Sesp, instituiu a Câmara Temática de Trânsito com participação de todas forças de segurança e do Detran, para discutir problemas, identificar causas e buscar soluções.
“Esta campanha objetiva a reflexão sobre a violência no trânsito, que é um problema real. Queremos que todos reflitam sobre isso e ajam de forma segura no trânsito. É importante perceber os riscos e adotar comportamentos seguros. A educação é muito importante para a segurança viária. Queremos que as pessoas saibam o que é certo, percebam os riscos e façam a sua parte. Neste momento nossa prioridade é orientar, para que se evite o cometimento de infrações”, disse.
“Toda população está convidada a participar deste momento, de trazer para si essa reflexão sobre as atitudes no trânsito. Se passarem por alguma ação do Detran e ou das forças de segurança, podem parar, conversar, bater um papo, tirar dúvidas, estamos sempre à disposição para orientar a todos especialmente neste mês”, acrescentou.
A diretora de Conformidade Legal e Educação para o Trânsito do Detran-MT, Adriana da Cunha Carnevale, explicou que a autarquia e as forças de segurança estão trabalhando de forma integrada para disseminar a mensagem da campanha.
As atividades da Campanha Maio Amarelo são realizadas pelo Detran, Batalhão de Trânsito da PMMT, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Sistema Socioeducativo, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Várzea Grande, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Dnit e outras instituições públicas e privadas.